O Guarani RESUMO e DOWNLOAD PDF

O Guarani é um romance escrito por José de Alencar e publicado em 1857. Um grande clássico da Literatura Brasileira.

o guarani jose de alencar pdf
👉DOWNLOAD📕

O Guarani Resumo da obra de José de Alencar

"O Guarani" é um romance histórico escrito por José de Alencar e publicado em 1857. A história se passa no Brasil colonial, durante o século XVII, e segue o amor proibido entre Cecília, uma jovem europeia, e Peri, um indígena da tribo Guarani.

A trama se desenrola em meio a conflitos entre colonizadores portugueses e espanhóis, bem como entre os próprios indígenas e os invasores europeus. Peri, o protagonista indígena, é um guerreiro corajoso e leal, que se envolve em diversas aventuras para proteger Cecília e garantir seu amor.

A relação entre Cecília e Peri enfrenta muitos desafios devido às diferenças culturais e sociais entre eles, além das pressões externas, como a oposição de Gonçalo, o irmão de Cecília, e as ameaças dos inimigos indígenas e colonizadores.

No decorrer da história, o leitor é apresentado às belezas naturais e à cultura dos povos indígenas brasileiros, enquanto acompanha o desenvolvimento do romance entre Cecília e Peri e as consequências dos conflitos que permeiam a região.

"O Guarani" é considerado uma obra importante da literatura brasileira por retratar aspectos da história e da cultura do país, além de abordar questões como o choque entre civilizações e as relações interculturais.

Personagens de O Guarani

Peri 

Protagonista da história, Peri é um indígena da tribo Guarani. É corajoso, habilidoso e leal. Ele se apaixona por Cecília e faz de tudo para protegê-la, mesmo enfrentando muitos obstáculos.

Cecília

Jovem europeia de origem portuguesa, é a heroína romântica da história. Cecília é corajosa e determinada, e seu amor por Peri desafia as convenções sociais e culturais da época.

Gonçalo

Irmão de Cecília, é um personagem ambicioso e manipulador. Ele se opõe ao relacionamento de sua irmã com Peri e busca seus próprios interesses, muitas vezes agindo de forma desonesta.

D. Antônio de Mariz

Colonizador português e pai de Cecília. Ele representa a figura autoritária do patriarca colonial, preocupado com a honra da família e os interesses econômicos.

Dom Diogo Álvares Correia

Conhecido como "O Selvagem", é um personagem misterioso que vive na selva e tem grande influência sobre os indígenas. Ele é um misto de figura mítica e realidade histórica.

Isabel

Escrava negra alforriada, serve como confidente e apoio moral para Cecília.

Loredano

Vilão da história, é um explorador espanhol que busca riquezas na região e representa a ameaça externa aos protagonistas.

Atanásio

Mestiço filho de uma indígena e um europeu, amigo e aliado de Peri.

Comentários

Não deixe de comentar!