O Primo Basílio | Resumo | Personagens| PDF

O Primo Basílio é um romance realista escrito pelo renomado autor português Eça de Queirós. Publicado pela primeira vez em 1878, a obra é uma crítica social e moral da sociedade lisboeta do século XIX.

o primo basilio eca de queiros pdf download

👉DOWNLOAD📙

O Primo Basílio RESUMO

O Primo Basílio é uma obra-prima do realismo português que mergulha profundamente nas camadas da sociedade de Lisboa do século XIX. Eça de Queirós utiliza a trama principal, o caso amoroso entre Luísa e Basílio, para tecer uma crítica afiada aos valores hipócritas e à moralidade duvidosa da classe média alta.

Luísa, como muitas mulheres da época, é retratada como confinada em um casamento entediante e desprovida de liberdade e paixão. Sua vida doméstica é monótona e vazia, e ela busca escapar desse tédio através de um romance proibido com Basílio, que representa para ela uma fuga para um mundo de emoções intensas e liberdade romântica. Basílio, por sua vez, é o arquétipo do sedutor superficial, que busca apenas a satisfação de seus desejos egoístas, sem se importar com as consequências de seus atos.

Jorge, o marido de Luísa, é retratado como um homem mais preocupado com sua carreira e status social do que com as necessidades emocionais de sua esposa. Sua negligência abre espaço para o caso de Luísa com Basílio, mas também destaca a fragilidade dos laços matrimoniais na sociedade retratada por Eça de Queirós.

Juliana, a governanta astuta e manipuladora, é uma figura intrigante na história. Ela descobre o caso de Luísa e Basílio e, ao invés de revelá-lo imediatamente, opta por usá-lo como uma ferramenta para obter vantagens financeiras. Sua manipulação exemplifica a corrupção moral que permeia todos os estratos sociais da sociedade retratada na obra.

Ao longo da narrativa, Eça de Queirós expõe as hipocrisias e as convenções sociais que restringem a liberdade individual e sufocam a autenticidade emocional. O romance culmina em um desfecho trágico, onde as consequências do caso amoroso entre Luísa e Basílio são finalmente reveladas, deixando em evidência as profundas feridas infligidas pelas escolhas dos personagens e as injustiças inerentes à sociedade em que vivem.

O Primo Basílio PERSONAGENS

Luísa

Protagonista da história, é retratada como uma mulher doce, porém frágil e ingênua. Sua falta de experiência e discernimento a torna vulnerável às manipulações de Basílio.

Basílio

O primo de Luísa e o sedutor da trama. Ele é descrito como charmoso, mas superficial e egoísta. Retorna a Lisboa e manipula Luísa em um caso amoroso, sem considerar as consequências de suas ações.

Jorge

O marido de Luísa, um homem ocupado com seu trabalho burocrático. É retratado como indiferente às necessidades emocionais de Luísa, o que abre espaço para o caso dela com Basílio.

Juliana

A governanta da casa de Luísa e Jorge. Ela é uma personagem astuta e manipuladora que descobre o caso de Luísa e Basílio e usa isso para extorquir dinheiro da patroa.

Resenha

O Primo Basílio é uma crítica mordaz às convenções sociais da época, expondo a hipocrisia e a fragilidade das relações humanas. Eça de Queirós utiliza os personagens para explorar temas como o adultério, o vazio da vida burguesa e a corrupção moral da sociedade. A história culmina em um final trágico que evidencia as consequências devastadoras das ações dos personagens.

O Primo Basílio FILME


  • Ficha técnica completa
  • Título: Primo Basílio (Original)
  • Ano produção: 2007
  • Direção: Daniel Filho
  • Estreia: 2007 ( Brasil )
  • Duração 90 minutos
  • Classificação 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
  • Gênero: Drama Nacional
  • Países de Origem: Brasil

Comentários

Não deixe de comentar!