Literatura Brasileira.net

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Escolas Literárias

Realismo e Naturalismo

E-mail Imprimir PDF
Em 1857 é publicado na França o romance "Madame Bovary", de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal. O primeiro romance naturalista é publicado em 1867, sendo "Thérèse Raquin", de Émile Zola. No Brasil, considera-se 1881 o ano inicial do Realismo brasileiro, com a publicação de "O Mulato", de Aluísio Azevedo (primeiro romance naturalista brasileiro); e "Memórias Póstumas de Brás Cubas"", de Machado de Assis (primeiro romance realista do Brasil).
Leia mais...
 

Romantismo

E-mail Imprimir PDF
O Romantismo se inicia no Brasil em 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a “Niterói” - Revista Brasiliense e, no mesmo ano, lança um livro de poesias românticas intitulado Suspiros poéticos e saudades.O Romantismo no Brasil coincide com os movimentos políticos de independência. A imagem do português conquistador deveria ser varrida; há necessidade de auto-afirmação da Pátria que se formava. De fato, a literatura dos princípios do século XIX reflete um profundo sentimento nacionalista.
Leia mais...
 

Barroco

E-mail Imprimir PDF

 

"Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."
(Gregório de Matos Guerra)
 
Última atualização em Sáb, 17 de Janeiro de 2009 00:17 Leia mais...
 

Modernismo

E-mail Imprimir PDF
Quadro de Di Cavalcanti

A primeira guerra mundial, provocou no mundo inteiro, alterações profundas na sociedade. O desenvolvimento urbano e industrial acarretado por ela ocasionou a transformação do panorama sócio-econômico Brasileiro, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Leia mais...
 

Quinhetismo

E-mail Imprimir PDF

Cara de Pero Vaz de CaminhaOriginal da Carta de Pero Vaz de Caminha Durante o século XVI, a Europa vive o Renascimento, época de grandes transformações culturais. Mas enquanto Portugal cultivava a literatura clássica e definia melhor a língua portuguesa através de Camões, o Brasil era apenas objeto da História. Nasceu em pleno Renascimento, mas foi, de início, deixado de lado pelos portugueses ( estes davam preferência às colônias orientais ) e só, pouco a pouco, foi sendo explorado.

Última atualização em Qua, 05 de Dezembro de 2012 14:59 Leia mais...
 
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL



Usuários On-line

Nós temos 31 visitantes online