Literatura Brasileira.net

Encontro Marcado (Fernando Tavares Sabino)

Resumo: Romance escrito em 3a pessoa. Existencialista em duas partes. 1ª Parte: A Procura, 2ª Parte: O Encontro.


1ª Parte - Narra-nos a infância de Eduardo Marciano, personagem principal passada no quintal, no porão entre minhocas e a galinha Eduarda, certa vez posta na mesa para o almoço de domingo. Na varanda, ouvia conversas dos pais - Falavam dele! Cresceu um menino mimado, contrariado, batia a cabeça na parede, achava motivo para não ir a escola; fazia gestos obscenos ao pai ao intimá-lo para o castigo.
Já adolescente possuía um grupo de amigos e viviam a questionar tudo: Ciência, Geografia, Artes. Seu grupo era formado por ele, Mauro, Hugo, Amorim, Java... tinham ares de intelectuais. Discutiam até questões existenciais: vida e morte.
Foi premiado em concurso literário e namorando Letícia, mora no Rio de Janeiro; pensa em suicídio, revolução, sexo. Jadir um dos meninos suicida-se motivado por uma paixão. Eduardo esportista agora, vivia para natação, lia romances estrangeiros, brigava no colégio (...) até que surge entre ele, Mauro e Eugênio um compromisso: qualquer que fosse o caminho que eles tomassem, vinte anos depois voltariam a se reunir naquele lugar: - Vinte não: quinze, objetou Eduardo - Vou morrer antes disso.
No subcapítulo "Geração Espontânea" se dá as maiores orgias desta juventude - boemia e discussão literária! Viviam desregradamente sem pensar em trabalho: Eduardo quer ser advogado; Mauro, médico, três gênios incompreendidos.
-Três cretinos iluminados!
Eduardo agora fuma, quer escrever um romance - Ele que era um nadador quer pagar seu tributo à arte.
Como universitários aprontaram todas. Mauro mudará: meteu-se com operários, discursos , incitava-os à greve; fundara um jornal clandestino atacando o governo era vigiado pela polícia. Eduardo conhece Antonieta, moça carioca, filha de ministro. Eduardo proibido de namorar Antonieta vai ao Rio atrás dela, toma um porre no Cassino Atlântico; bêbado leva para o hotel uma moça que se suicida - crime que o perseguirá por toda vida.
Casa-se com Antonieta, volta a nadar, relaciona-se com casais, tendo em Térsio seu melhor amigo. O casamento começa a entrar em rotina. Eduardo se apaixona por Gerlane.
Eduardo resolve mudar de vida. O pai de Eduardo morre, ele volta à Belo Horizonte revê os antigos camaradas as mudanças sofridas, os amigos naufragavam lentamente.
Eduardo e Antonieta tiveram um filho que morreu antes de nascer, separam-se. Antonieta viaja com o pai para a Europa, lá se casa novamente.
Amargas experiências fazem Eduardo amadurecer e o reencontro com Frei Domingos (amigo Eugênio) lhe ensinou a ter outra visão da vida. Vitor está morto, Mauro é médico, Hugo professor, Gerlane com Amorim e ele? e ele?
Vai ao encontro marcado, só ele aparece, os outros a vida os fez esquecer do compromisso!

Personagens
  • Eduardo Marciano, narrador

  • Mauro, Hugo, Amorim e Java - amigos

  • Antonieta - esposa

  • Gerlane - namorada

  • Frei Domingos - amigo Eugênio

  • Sérgio - amigo

Pesquisar

Usuários On-line

Temos 11 visitantes e Um membro online