Literatura Brasileira.net

O Primo Basílio - Eça de Queiroz

INTRODUÇÃO: A Revolução Industrial iniciada no século anterior, na Inglaterra, provocou uma industrialização acelerada em vários países. As cidades cresciam rapidamente, camponeses transformavam-se em operários urbanos e a vida cultural diversificava-se.

Leia mais...

Iracema - José de Alencar - Romantismo

O foco narrativo é em 3a. pessoa e o narrador é onisciente. O narrador participa da história: "Uma história que me contaram nas lindas vargem onde nasci".

 

Leia mais...

Pau-Brasil (Oswald de Andrade)

Em Pau-Brasil, põe em prática as propostas do manifesto do mesmo nome. Na primeira parte do livro, "História do Brasil", Oswald recupera documentos da nossa literatura de informação, dando-lhe um vigor poético surpreendente.

Leia mais...

Prosopopéia (Bento Teixeira Pinto)

Bento Teixeira Pinto (Português radicado no Brasil) Prosopopéia foi a obra que propagou o estilo barroco no Brasil e é, também, a primeira obra literária que aconteceu entre nós, sendo, por isto, um marco da nossa literatura.

Leia mais...

O Beijo no Asfalto (Nelson Rodrigues)

Estilo
Tragédia contemporânea contrastando poesia e vulgaridade. Conserva-se fiel ao expressionismo freudiano e realismo, o autor vem de encontro a preconceitos e inseguranças bem como à falsidade, ao juízo fundado na aparência e a condições unânimes.

Leia mais...

Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)

A estrutura narrativa de Noite na Taverna pertence a uma modalidade de romance que Antonio Cândido chama de DIFUSO, em oposição ao romance CONCENTRADO. com coerência e nexo causal entre os acontecimentos.

Leia mais...

Pesquisar

Usuários On-line

Temos 84 visitantes e Nenhum membro online